Educação Infantil

No Colégio Autêntico a educação infantil é a fase preciosa para despertar a curiosidade natural e o prazer pela descoberta. Valorizamos o aprendizado por meio do brincar pois as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da linguagem, da socialização e do raciocínio.


Nossa proposta principal é promover o desenvolvimento das crianças considerando suas necessidades afetivas, cognitivas, físicas e sociais em um ambiente acolhedor e estimulante. Nossa missão é proporcionar uma experiência educativa que respeite o ritmo e as características de cada criança, oferecendo oportunidades para a construção do conhecimento, da autonomia e da criatividade.


Na educação infantil é dado o primeiro passo de uma formação que visa não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o crescimento pessoal social e emocional preparando cada aluno ético e AUTÊNTICO em suas escolhas e realizações de uma jornada educacional.

Objetivos a serem alcançados

Infantil I:

• Trabalhar adaptação da criança no ambiente escolar;
• Desenvolver habilidades motoras;
• Estimular autonomia;
• Aprimorar a linguagem e a comunicação;
• Incentivar o brincar e a criatividade;
• Promover a convivência e os valores sociais;
• Construir vínculos afetivos positivos;
• Conhecer as letras do alfabeto;
• Identificar a letra inicial do nome próprio;
• Trabalhar a coordenação motora ampla;
• Conhecer as formas geométricas;
• Conhecer as cores primárias;
• Conhecer os números de 1 a 5.

Infantil II:

• Desenvolver habilidades motoras e cognitivas;
• Ampliar o repertório oral e corporal;
• Exercitar e estimular a motrocidade ampla e fina;
• Identificar as cores e os numerais até 10;
• Vivenciar experiências que incentive a criatividade;
• Desenvolver a autonomia e identidade através de atividade de escrita do nome próprio;
• Conhecer e identificar orientações espaciais e noções de grandezas;
• Conhecer e grafar letras aleatoriamente.

Infantil III:

• Escrita do nome completo;
• Reconhecimento dos números de 1 a 20;
• Identificação e nomeação das letras do alfabeto;
• Habilidades de desenhar e reconhecer figuras humanas;
• Reconhecimento das partes do corpo humano;
• Identificação das formas geométricas;
• Estimulação da escrita das letras do alfabeto;
• Habilidade de quantificar e associar o número correspondente;
• Criar história;
• Comparar as imagens iguais e diferentes.

Infantil IV:

• Identificação das sílabas;
• Aquisição da leitura de palavras com duas sílabas;
• Formação de palavras;
• Identificação e nomeação da escrita dos números de 0 até 30;
• Habilidades de reproduzir movimentos circulares (Base para a escrita cursiva);
• Habilidade de desenho e pintura com função clara.

Infantil V:

• Desenvolvimento da escrita na forma cursiva;
• Resolução de problemas (Adição e subtração);
• Leitura de pequenos textos;
• Interpretação de pequenos textos;
• Autonomia;
• Reconhecimento de palavras dentro do texto;
• Números até 50.